Por meio de uma parceria entre a Polyphony Digital (empresa criadora da série Gran Turismo) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Gran Turismo Sport, o próximo jogo da série, poderá ser a porta de entrada para uma carreira automobilística. Segundo o Carfection, o progresso dos jogadores no game poderá lhes render uma licença de corrida no mundo real.

Não seria a primeira vez que a Polyphony realiza uma parceria desse tipo. A empresa já havia criado em 2008 a GT Academy, uma academia de corrida que recrutava os melhores jogadores de versões anteriores de Gran Turismo para potenciais carreiras no mundo das corridas. A academia já formou pilotos que atualmente disputam corridas como as 24 horas de Le Mans. O vídeo abaixo, da Carfection (em inglês) dá maisdetalhes sobre a parceria:

Segundo o site, os detalhes da parceria ainda não estão claros, e não se sabe ainda como a colaboração funcionará. No entanto, o jogo deverá coletar dados não apenas do desempenho do jogador nas corridas, mas também de sua educação na pista na hora de selecionar os melhores pilotos.

O game também trará uma série de carros-conceito criados por empresas como a Nissan especialmente para o jogo. Assim como outras versões de Gran Turismo, alguns dos carros disponíveis em Gran Turismo terão seus interiores recriados digitalmente em parceria com a FIA também.

De acordo com o Kotaku, a parceria representaria uma oportunidade de tornar o acesso ao automobilismo um pouco mais democrático. Desde seu início, o esporte tem uma barreira enorme de entrada por causa dos custos dos carros, manutenção, partes e problemas mecânicos. Uma parceria com um simulador virtual de corrida permitiria que muitos pilotos talentosos contornassem essas barreiras.

Gran Turismo Sport será lançado no dia 15 de novembro para PS4 nos Estados Unidos e no Japão. O jogo trará 137 carros novos e 27 pistas.