GM vai usar inteligência artificial da IBM para colocar publicidade nos carros

Redação28/10/2016 09h34

20161028073842

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A GM anunciou ter fechado uma parceria com a IBM para colocar inteligência artificial dentro dos seus carros inteligentes. Só que o negócio inclui um programa que fará com que os motoristas sejam impactados por publicidade direcionada enquanto dirigem.

O esquema colocará o Watson, da IBM, dentro do OnStar, um serviço da GM que já oferece coisas como navegação e rastreamento em troca de uma mensalidade. E, de acordo com comunicado repercutido por The Verge, essa união permitirá que os motoristas “se conectem com suas marcas preferidas”.

Ainda não há muitas informações sobre a novidade, mas já se sabe que ela inclui “experiências personalizadas” no iHeartRadio com base no que o motorista costuma ouvir, a possibilidade de realizar pagamentos dentro do carro usando o sistema Masterpass, da Mastercard, e o direcionamento a postos Exxon e Mobil quando o combustível estiver acabando.

O OnStar também seria capaz de dar dicas de acordo com os costumes do motorista. Sabendo seu destino diário, por exemplo, a plataforma poderia avisá-lo para sair mais cedo num dia de tráfego intenso, ou até lembrá-lo de comprar fraldas para o filho na farmácia mais próxima antes de ir para casa.

Surgiram alguns questionamentos, entretanto. Como a GM citou apenas os postos da Exxon e da Mobil, aparentemente há uma parceria entre as três, então isso significa que o motorista não seria automaticamente guiado ao posto mais próximo ou mais barato se ele for de outra marca? Além disso, o Wall Street Journal diz que IBM e GM vão dividir o que for arrecadado com publicidade, mas isso não parece justo para o motorista, que pagaria de forma duplicada: com a mensalidade e com a inserção dos anúncios.

E não ficou claro como as empresas esperam obter dados mais pessoais, como o fato de que a pessoa tem um filho. São informações colhidas varrendo a internet? O usuário terá de preencher algum cadastro? Ninguém sabe. A GM promete, porém, que 2 milhões de carros terão essas novidades à disposição até o fim de 2017 — e o motorista só se torna assinante se quiser.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital