A General Motors (GM) anunciou hoje que investirá US$ 500 milhões na Lyft, empresa que gerencia um aplicativo de mesmo nome que concorre com a Uber – embora por enquanto atue apenas em 190 cidades dos Estados Unidos. Com o investimento, o Lyft passa a valer US$ 5,5 bilhões.
Com o investimento, a GM pretende desenvolver uma aprceria com o Lyft para, no futuro, desenvolver uma solução que conecte usuários a carros autônomos. O valor investido pela General Motors garante a ela um assento na diretoria da Lyft, permitindo-a influenciar decisões referentes ao futuro do aplicativo – trata-se de um dos maiores investimentos da GM em outra companhia.
Em entrevista para a Reuters, o presidente da GM disse acreditar que tanto a montadora quanto a Lyft possuem uma visão parecida para o futuro dos transportes. “Acreditamos que nossos negócios e que a mobilidade pessoal mudarão mais nos próximos 5 anos do que mudaram nos últimos 50”, disse.
As empresas pretendem misturar o conhecimento sobre fabricação de carros autônomos (da GM) com software da Lyft para criar um sistema de carros autônomos disponívels sob demanda – semelhante ao serviço do Uber, mas sem os motoristas.
As empresas, contudo, não têm ainda previsões de quando esse serviço seria lançado. Outro ponto da parceria é que a GM terá preferência no fornecimento de carros compartilhados – veículos que podem ser alugados por algumas horas – para o Lyft.