Enquanto o Google coloca seu carro autônomo para circular pelas ruas dos Estados Unidos, outras empresas demonstram interesse pela tecnologia que abre mão de um motorista humano. Depois de Mercedes-Benz e Audi, a General Motors entrou nesta quinta-feira, 15, para o grupo de tradicionais montadoras com projetos na área.
Curiosamente, não seria o primeiro encontro da GM com sistemas de direção autônoma. Cerca de 10 anos atrás, a empresa colaborou com a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, Estados Unidos, no desenvolvimento de carros que dirigem sozinhos para uma competição educativa patrocinada pela agência de pesquisa em robótica DARPA.
Agora, a GM desenvolve toda uma frota de veículos da linha Chevrolet com inteligência artificial, e que devem ser colocados para rodar no campo de testes da empresa em Detroit a partir do próximo ano. Além disso, um modelo Cadillac, prometido para chegar ao mercado no ano que vem, virá com um recurso de direção quase autônoma em auto-estradas.
A empresa não revelou quando e se esses protótipos serão levados ao mercado, mas, segundo a CEO Mary Barra, o investimento será “agressivo”.
Via Wired