A Ford anunciou na terça-feira (30) uma parceria com a Amazon para permitir que membros do clube de fidelidade da empresa de comércio eletrônico recebam pacotes em seus carros quando não estiverem em casa. Além disse, outro serviço que a montadora vai a trabalhar é oferecer lavagens de carros imediatas em parceria com a Spiffy, a Rub A Dub e com a Sparkl, especializadas nesse setor.
Com o nome de Amazon In-Car, o serviço funcionará para modelos da Ford ainda a ser definidos, além da Lincoln, a categoria de automóveis de luxo da montadora norte-americana. Inicialmente, ele será lançado em 50 áreas metropolitanas dos EUA, de acordo com Lorin Kennedy, que lidera o empreendimento comercial FordPass na montadora. Os proprietários de modelos conectados da marca, dos anos 2017 e 2018 podem acessar os serviços da Amazon por meio do FordPass Connect e o Lincoln Way – uma espécie de plataforma concierge para os modelos da marca.
“Eu acho que esta é uma grande oportunidade para a Ford oferecer aos seus clientes mais um serviço e um pouco de valor sobre o porquê deles terem um veículo conectado”, disse Lorin Kennedy.
O serviço de entrega da Amazon Prime terá acesso ao veículo, permitindo que ele solte o pacote no porta-malas e bloqueie tudo depois. No entanto, existe uma ressalva que acaba limitando essa novidade: somente assinantes do Amazon Prime podem usá-lo por completo, uma vez que os pacotes que pesam mais de 22 kg, ou têm dimensões superiores a 26 x 21 x 16, exigem essa modalidade para que o serviço seja executado dentro dessa parceria.
A Amazon trabalhou com diversas montadoras, e começou com a Ford em 2017, ao trazer a Alexa para dentro de alguns modelos da marca. Outras como Audi, Hyundai, Toyota e Volkswagen também equiparam alguns de seus modelos mais novos com a assistente inteligente. Os usuários podem interagir com o conjunto de microfones do dispositivo e pedir informações sobre o tráfego, adicionar produtos a lista de compras e reproduzir músicas.
Tanto a Ford quanto a Lincoln Way também estão trabalhando para levar os serviços de lavagem de carros para os proprietários dos veículos. O serviço é resultado da parceria com startups que vão oferecer lavagens de carros imediatas. Isso também pode conceder acesso único ao veículo para que seja possível limpar por dentro e por fora.
Esses últimos anúncios ilustram que as ambições da Amazon e da Ford estão além dos serviços. Eles querem indicar novas maneiras de tornar o carro um ativo que faz mais do que levar o passageiro do ponto A ao ponto B.
Via: TechCrunch