A Ford, em parceria com instituições públicas e privadas, gastou US$ 10 milhões para construir uma cidade de mentira em que possa testar seu carro autônomo. Batizada de Mcity, a cidade tem ruas e calçadas sinalizadas, além de lugares para estacionamento dos veículos e até mesmo um outdoor que simula um conjunto de prédios comerciais.
Com 130 mil m² de área, a “cidade” fica localizada em Ann Arbor, Michigan, nos EUA e foi projetada por pesquisadores, agencias governamentais e companhias automotivas. O Ford Fusion irá passar por testes que vão desde interpretação de placas de trânsito até a interação com outros carros e dispositivos inteligentes.
Peter Sweatman, diretor do Centro de Transformação e Mobilidade da Universidade de Michigan, afirmou que a Mcity é um ambiente realista, seguro e controlado. Nela, os pesquisadores poderão colocar o potencial dos veículos autônomos e conectados à prova, para que possam avaliar as respostas e ver o quão eficientes, rápidas e seguras elas são.
O diretor do Departamento de Transportes da universidade, Kirk Steudle, afirmou que a “cidade de mentira” é um marco de celebração entre parcerias dos setores público e privado.