Fiesta ERX vence a corrida de estreia do campeonato de rally elétrico

Os carros de corrida elétricos do Projekt E Series possuem uma velocidade máxima de 240 km/h e baterias resfriadas com gelo seco
Renato Mota08/09/2020 15h52

20200908010243

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O piloto de rally norte-americano Ken Block foi o vencedor da primeira rodada do novo Projekt E Series – a categoria de suporte para o Campeonato Mundial de Rallycross da FIA e o primeiro campeonato totalmente elétrico da categoria. Ele dirigiu um Ford Fiesta ERX, construído pela empresa automotiva austríaca de Stard e chegou em primeiro na corrida realizada na Suécia neste fim de semana.

Durante a semana, Block postou um vídeo em seu canal no YouTube no qual testa o Ford Fiesta ERX nas pistas da Suécia. “Foi uma experiência totalmente nova”, afirmou o piloto. O veículo conta com três motores elétricos que, juntos, geram 600 cv e 800 lb-ft de torque, tornando-o capaz de se lançar de zero a 100 km/h em menos de dois segundos.

Os carros de corrida elétricos do Projekt E possuem uma velocidade máxima de 240 km/h, usando um sistema de tração nas quatro rodas e dois – transmissão de velocidade instalada em ambos os eixos. As baterias ficam tão quentes durante o uso que precisam ser resfriadas com gelo seco.

Os pilotos também precisam se acostumar com o fato de que os carros de corrida elétricos são um pouco mais pesados do que seus homólogos com motor de combustão. Isso se deve principalmente às baterias. A vantagem, porém, é que os carros podem atingir uma distribuição de peso ideal na dianteira e traseira.

“Parece mais pesado. Na frenagem tenho que travar um pouco mais cedo e, quando o faço, sinto essa inércia. Isso exigiu alguns ajustes”, conta Block no vídeo. O norte-americano de 52 anos já dirigiu o off-roader elétrico Extreme E, bem como o Ford Mustang Mach-E de 1.400 cavalos de potência. O Fiesta ERX, muito menor, é voltado para curvas fechadas e aceleração rápida.

“Foi um ótimo fim de semana em uma das melhores pistas de rallycross do mundo. O Ford Fiesta ERX teve um desempenho excepcionalmente bom, a equipe Stard fez um ótimo trabalho preparando o carro e ajustando-o no fim de semana para se adequar ao meu estilo de dirigir. No final, tinha uma afinação confortável para mim e consegui correr bastante rápido nesta pista”, afirmou o piloto após a vitória.

Via: The Next Web/The Drive

Editor(a)

Renato Mota é editor(a) no Olhar Digital