Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está unindo suas forças com a startup chinesa AutoX para levar robotáxis autônomos para a China. As empresas confirmaram hoje (10) os rumores recentes sobre uma parceria e anunciaram que a plataforma AutoX AI Driver será instalada na FCA Chrysler Pacifica.

A AutoX, com sede em Hong Kong, diz que integrará seu hardware e software autônomo a uma frota de minivans da Chrysler Pacifica. “A AutoX Driver adotou estilos de direção local na China para viajar em condições urbanas complexas e dinâmicas”, escreveu a AutoX em um post em seu blog.

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Ainda, “esta nova geração vem com um design criativo, integrando uma série de sensores, incluindo sensores LiDar de estado sólido, radares, câmeras, GPS, IMU e também o AutoX XCU”, completou a plataforma.

Para a Fiat Chrysler, essa é outra maneira de entrar no campo de veículos autônomos, apesar da empresa ficar atrás de alguns de seus concorrentes no que diz respeito à tecnologia de carros elétricos e autônomos.

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Até agora, os esforços da FCA incluíram principalmente conceitos de veículos elétricos, como o Centoventi, e o fornecimento de Chrysler Pacificas à Waymo, a mesma van que a AutoX utilizará em sua frota. No entanto, isso pode estar mudando, graças a essa e a recente parceria anunciada com a com a Foxconn, para construir veículos elétricos e carros conectados à internet na China.

Em contrapartida, a FCA enfrentará muita concorrência em território chinês. No país asiático, os testes com veículos elétricos em vias públicas são permitidos desde 2017. Empresas como a Didi Chuxing, dona da 99, Baidu, Alibaba e Tencent já estão trabalhando em plataformas de veículos autônomos.

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Grandes montadoras automotivas, como Volvo e Ford, estão envolvidas com o Baidu. Enquanto isso, a subsidiária de carros autônomos da Volkswagen, a Volkswagen Autonomy (VWAT), planeja abrir um escritório na China em 2021.

A frota de carros autônomos pode aparecer em cidades chinesas como Xangai e Shenzhen ainda no primeiro semestre deste ano.

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Via: Engadget