Começou hoje a feira Autocom, um evento que mostra as principais inovações tecnológicas para a automação no comércio. O foco da feira é apontar novidades que tornam mais eficiente o atendimento de lojas e restaurantes e, com isso, melhoram a experiência do consumidor.
O evento conta com uma área dedicada a demonstrações de novidades voltadas para o varejo. Por lá, há uma prateleira que detecta sempre que o cliente pega um produto. Ela é conectada a uma televisão, que mostra ao cliente as informações do item que ele pegou. Tem também um outdoor inteligente: ele tem uma câmera que detecta o estilo do consumidor e mostra uma propaganda adequada a ele.
Fora isso, a seção também traz uma série de sistemas e aparelhos para a gestão de mercados e restaurantes. Eles facilitam a vida de quem trabalha nesses setores, porque automatizam os processos de cobranças e controle de estoque. Mas eles também tornam evidente uma nova tendência do varejo: a eliminação dos caixas.
Isso porque as maquininhas de cartão de crédito estão se tornando cada vez mais potentes. Elas podem se conectar a outros sistemas e dispositivos, por meio de Wi-Fi e Bluetooth, e viram verdadeiros “caixas portáteis” nas mãos dos vendedores.
Essas novas maquininhas permitem até mesmo que outras empresas e desenvolvedores criem aplicativos para elas. É o caso do Cerrado Pay, um sistema de cobrança para postos de gasolina. Ele consegue se conectar a todas as mangueiras do posto, e permite que os frentistas realizem a cobrança e emitam nota fiscal sem precisar ir até a loja de conveniência.
Outro deles é o Ingresse, um aplicativo de ingressos para shows e eventos que vende, imprime e valida os ingressos usando só a máquina de cartão e um celular. Há ainda soluções para praticamente todos os tipos de estabelecimentos, desde bares até consultórios médicos, o que significa que o ato de pagar deve se tornar cada vez mais simples, não importa o quê você esteja pagando.