Facebook Messenger lança atendente virtual em parceria com linha aérea

Equipe de Criação Olhar Digital31/03/2016 12h30

20160331092924
Publieditorial

Uma das grandes apostas dos aplicativos de conversa para o futuro são os “bots”, robôs que conseguem oferecer serviços aos usuários por meio desses apps. O Facebook Messenger anunciou hoje mais um deles, em parceria com a linha aérea KLM, que permite que usuários interajam com a empresa pelo chat do Facebook.

O anúncio foi feito por meio de um post na página do aplicativo na rede social, que pode ser visto abaixo:

We’re proud to announce our first airline partner for Messenger, KLM! With this integration, you can receive your KLM…

Publicado por Messenger em Quarta, 30 de março de 2016

Trata-se da primeira parceria desse tipo entre o Facebook e uma linha aérea. Dentre os serviços oferecidos pelo bot, será possível receber informações sobre seu itinerário de vôos, solicitar seu cartão de embarque e receber notificações sobre atrasos nos vôos.

Parcerias como essa devem se tornar mais comuns nos próximos meses. Em janeiro, o Facebook começou a oferecer ferramentas de desenvolvimento de software do Facebook Messenger para programadores, o que permite que outras empresas e serviços passem a oferecer seus produtos pelo app de conversas.

Não é só o Facebook que parece estar apostando nesse ramo. O WhatsApp já deu a entender que pretende oferecer serviços desse tipo também (e um brasileiro já mostrou que ele pode funcionar muito bem desse jeito). Ontem em seu evento Build, a Microsoft também falou que traria essa funcionalidade ao Skype.