Estacionamento autônomo deve aposentar manobristas no futuro

Mercedes-Benz e Bosch vão testar o primeiro estacionamento sem motorista do mundo; o controle do carro será todo feito através de um aplicativo
Cesar Schaeffer23/07/2019 19h30

20190723043324

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Daimler, controladora da Mercedes-Benz, em parceria com a Bosch, conseguiu aprovação das autoridades de Stuttgart, na Alemanha, para testar um sistema de estacionamento 100% autônomo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23).

Reprodução

Os primeiros testes já estão sendo realizados no estacionamento do Museu da Mercedes-Benz, que foi equipado com sensores para controlar e monitorar os veículos enquanto eles estacionam de forma totalmente autônoma. Confira o vídeo logo abaixo:

Segundo as empresas envolvidas no projeto, nenhum ser humano é necessário em todo o procedimento. Para estacionar, tudo o que o dono do carro precisa fazer é usar um aplicativo do próprio estacionamento. Para pegar o carro se volta, o procedimento é o mesmo. Um toque e o carro surge, quase como um passe de mágica.

Reprodução

O sistema inteligente da garagem vai ser usado também para gerenciar o estacionamento. O conjunto de sensores e câmeras do carro vai ser o responsável por garantir a segurança de pedestres e evitar qualquer tipo de obstáculo ao longo do caminho. De acordo com a Bosch e a Mercedes, este será o primeiro sistema sem motorista totalmente automatizado aprovado para uso diário em todo o mundo.

A Daimler e a Bosch trabalham juntas em um sistema de estacionamento autônomo desde 2015.

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital