Engenheiros transformam carro de ‘De Volta Para o Futuro’ em um modelo elétrico e autônomo

Confira vídeo do DeLorean que ganhou tecnologias modernas de direção que, segundo os criadores do carro, são mais eficientes do que qualquer ser humano atrás do volante
Cesar Schaeffer24/12/2019 12h01

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O icônico DeLorean – o carro esportivo dos anos 80 que marcou história, principalmente na trilogia “De Volta Para o Futuro” – ganhou tecnologias modernas e atuais. Engenheiros do Dynamic Design Lab, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, transformaram o modelo em um veículo elétrico e autônomo.

O carro, carinhosamente apelidado de Marty em homenagem ao protagonista de “De Volta para o Futuro”, completou um circuito desafiador de um quilômetro sem qualquer falha em sua primeira tentativa. O resultado foi este vídeo incrível divulgado no YouTube pelo grupo: 

O modelo ganhou dois motores elétricos potentes instalados um em cada roda traseira, suspensão personalizada e um sistema inteligente de direção, frenagem e aceleração controlado eletronicamente.

A partir de algumas voltas, o potente computador de bordo embarcado no veículo é capaz de aprender como a dinâmica do DeLorean se comporta nas mais diversas condições. Segundo a equipe de engenheiros, este mesmo tipo de tecnologia aplicada no carro poderia ser a diferença entre um pedestre ser atropelado ou não por um veículo autônomo.

Reprodução

“Estamos tentando desenvolver veículos automatizados que possam lidar com manobras de emergência e superfícies escorregadias como gelo ou neve”, disse o engenheiro chefe Chris Gerdes. “Gostaríamos de desenvolver veículos que possam usar todo o atrito entre o pneu e a estrada para tirar o carro do perigo. Queremos que o carro seja capaz de evitar qualquer acidente possível dentro das leis da física. “

Os criadores do veículo afirmam que o DeLorean pode mudar de direção mais rápido do que qualquer ser humano atrás do volante. “Os resultados até agora são excelentes”, acrescentou Gerdes. “Os sistemas de controle de estabilidade dos carros modernos limitam o controle do motorista a uma faixa muito estreita do potencial do carro”.

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital