Em clima de Halloween, cirurgiões usam robô para ‘operar’ uma abóbora

Cirurgiões dos Estados Unidos estão utilizando robôs para ser menos invasivos e mais precisos
Vinicius Szafran28/10/2019 20h42, atualizada em 28/10/2019 21h45

20191028062011-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cirurgiões do Atrium Health, no estado americano da Carolina do Norte, fizeram uma nova demonstração do poder de precisão de uma cirurgia robótica.

No clima de Halloween, os médicos utilizaram o robô para “operar” uma abóbora vestida como um paciente. Com os braços robóticos controlados a distância, foi possível retirar cuidadosamente as sementes de dentro da abóbora usando pequenas incisões; tudo de forma extremamente precisa. O time de cirurgiões de Charlotte tratou as sementes como se fossem tumores, retirando-as uma de cada vez. Os braços do robô terminam em pinças, o que permite o corte e a retirada do objeto.

Os braços do robô contam com uma câmera, que transmite as imagens de dentro do paciente para uma tela na sala de cirurgia em tempo real. A equipe divulgou um vídeo mostrando toda a “cirurgia da abóbora”. Confira:

Segundo os médicos, existem diversas vantagens em uma cirurgia realizada por um robô. “É muito mais preciso, tira os tremores, você pode suturar com linhas muito mais finas, tão finas quanto um fio de cabelo”, disse a cirurgiã-geral Vedra Augenstein, em entrevista à WBTV.

De acordo com a dra. Augenstein, esse método permite que eles façam operações muito delicadas, que eles não seriam capazes de fazer sem uma cirurgia mais invasiva e danosa ao paciente.

O uso da abóbora, apesar de temático nesta época do ano, não chega a ser novidade. Os médicos costumam praticar as cirurgias com braços robóticos em abóboras e até mesmo utilizando galinhas como pacientes.

Vinicius Szafran
Colaboração para o Olhar Digital

Vinicius Szafran é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital