* De Hanover, na Alemanha
 
Postes de luz estão por toda parte. Pontos de carregamento de carros elétricos, ao contrário, ainda não são abundantes. Mas esse cenário pode mudar se eles forem combinados: essa solução permite expandir a rede de carregadores mais rapidamente e a um custo menor. É o que propõe a ubitricity, uma empresa alemã especializada em soluções de carregamento elétrico. 
 
A empresa criou uma solução que mantém a inteligência do sistema no cabo de carregamento, não no totem que fornece a energia. Assim, a ideia é transformar os já existentes pontos de iluminação pública em estações equipadas com uma tomada, em que o motorista pode restabelecer a energia do veículo se tiver um carregador adequado.
 
O cabo para isso, por sua vez, tem um pequeno computador incorporado. Nessa unidade, estão o medidor de energia, que registra quanta eletricidade é fornecida, e o sistema que calcula o custo do serviço e já envia para a concessionária.
 
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Segundo Rene Wetzel, gerente de marketing da ubitricity — a empresa que desenvolveu o sistema e o apresentou na Hanover Messe, feira de tecnologia que o Olhar Digital acompanhou in loco* em Hanover, na Alemanha — a ideia é que as companhias de energia forneçam o cabo para os usuários de forma subsidiada. “Funcionaria como um contrato”, explica. Ele conta que a transformação de um poste custaria a partir de mil euros (R$ 4.344, na cotação de hoje). 
 
Já para o consumidor, quem deve definir o valor cobrado é a própria fornededora de energia. Espera-se que, no futuro, os preços sejam semelhantes aos da energia entregue nas residências. Por exemplo, na Alemanha, o quilowatt-hora custa entre 0,25 € e 0,27 € para casas e algo em torno de 0,60 € para automóveis.
 
Carros elétricos mostram-se cada vez mais viáveis 
 
Esse sistema da ubitricity é vantajoso por dois motivos: tanto no preço, quanto na economia de tempo, já que não é necessário se deslocar até um posto de gasolina e esperar pelo abastecimento. Além disso, o carregamento dos carros elétricos é feito quando eles estão parados (pode ser durante o horário de trabalho, na empresa, ou à noite, em casa), o que torna o método muito mais eficiente.
 
Neste primeiro momento, há outro benefício: algumas companhias com unidades na Europa têm instalado carregadores em suas dependências e deixado que os colaboradores os usem gratuitamente. Na prática, quer dizer que esses motoristas, não gastam mais com combustível, mas esse incentivo pode ser abolido a qualquer momento.
 
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Por isso, ter um carregador perto de casa, disponível no poste de luz em frente ou ao lado da residência, pode ser uma excelente opção. Atualmente, a ubitricity atua em dois países europeus: já são 744 postes disponíveis no Reino Unido (que a startup espera expandir a 1600 até o fim de 2020) e cerca de 600 (que devem chegar a 1200 no mesmo período) na Alemanha.
 
Ainda não há planos de trazer a facilidade para o Brasil. Por outro lado, considerando que há um projeto de lei em tramitação para dar prioridade a carros elétricos no país, a chegada de um sistema desse tipo por aqui é questão de tempo.
 
* A jornalista Roseli Andrion viajou para Hanover a convite da Siemens.