Ducati inicia produção de motocicleta equipada com radares

Multistrada V4 vai contar com sistemas de radares para apoiar o controle de cruzeiro adaptativo da moto e alertar sobre veículos no 'ponto cego' do condutor
Redação07/10/2020 14h42, atualizada em 07/10/2020 15h39

20201007115736-1920x1080

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Ducati anunciou, nesta terça-feira (6), o início da produção da Multistrada V4 que, de acordo com a companhia, corresponde ao primeiro modelo de motocicleta a contar com radares dianteiros e traseiros embutidos.

O radar na parte frontal da moto vai apoiar o controle de cruzeiro adaptativo em velocidades entre 30 e 160 km/h, explicou a fabricante, em comunicado. A ferramenta permitirá que a Multistrada V4 ajuste automaticamente a velocidade para manter distâncias apropriadas de outros veículos à frente.

O sistema traseiro, por sua vez, terá a função de detectar objetos no “ponto cego” do condutor, isto é, a região que não pode ser observada diretamente por quem dirige a motocicleta. O recurso ainda promete alertar sobre a aproximação de outros veículos em alta velocidade.

Desenvolvidos em parceria com a Bosch, os equipamentos pesam 190 gramas e têm dimensões semelhantes às de câmeras de ação GoPro. Os radares não devem interferir significativamente no peso ou no tamanho da motocicleta.

Reprodução

Peça do radar traseiro da Multistrada V4, desenvolvido pela Bosch em parceria com a Ducati. Imagem: Divulgação/Ducati

A Ducati ainda afirmou que pretende revelar detalhes sobre as especificações da Multistrada V4 no dia 15 de outubro. Já o lançamento oficial da moto está previsto para 4 de novembro. Flagrantes de um teste do protótipo do veículo, em maio, no entanto, sugerem algumas das características do novo modelo.

De acordo com reportagem do Motor1, publicada na época, a moto deve contar com um chassi de treliça, que é muito comum em produtos da montadora italiana. Além disso, a Multistrada V4 pode ser equipada com um garfo invertido e um monoamortecedor na traseira.

Primeira bike elétrica da Ducati

A Ducati estreou no mercado de bicicletas elétricas em julho, com o modelo Ducati e-Scrambler. A bike apresenta um motor Shimano Steps E7000, que produz 250 W nominais e 60 Nm de torque.

O veículo oferece 11 opções de velocidades e um par de freios Scram Guide T de quatro pistões, com rotores de 203 mm. Posicionado na parte inferior do quadro, o sistema de bateria tem 504 Wh. A Ducati e-Scrambler foi anunciada com um preço inicial de US$ 4.280, em torno de R$ 24 mil em conversão direta. A companhia, porém, ainda não divulgou informações se o modelo será comercializado no Brasil.

Via: Engadget/Motor1

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital