Dois grandes rivais deixaram as diferenças de lado e formaram uma improvável aliança por um bem maior. Poderia ser o enredo de um filme, mas é o que aconteceu entre Tesla e Volkswagen. A aliança inusitada tem como foco direcionar veículos rumo à eletrificação. A prova disso vem um dia depois de Elon Musk fazer uma parada inesperada na Alemanha para se encontrar com Herbert Diess, presidente da Volkswagen.

Anos atrás, as empresas estavam em lados bem opostos. Uma delas era o ápice da manufatura automobilística alemã, enquanto a outra lutava para reunir capital o bastante para manter sua própria produção em andamento.

Agora, parece que o jogo virou. A VW é que luta para manter seus carros elétricos nas estradas, enquanto a Tesla tomou a dianteira nessa disputa e mantém uma liderança saudável sobre as outras empresas que tentam seguir seus passos.

Reprodução

Tesla é líder do mercado de veículos elétricos. Imagem: Vitaliy Karimov/Shutterstock

Volkswagen x Tesla

Porém, de 2008 a 2015, a Volkswagen estava longe de ser uma aliada da Tesla. A montadora alemã violava a Lei do Ar Limpo da Agência de Proteção Ambiental (EPA) ao colocar, intencionalmente, dispositivos fraudulentos nos sistemas de emissões de seus carros. O escândalo, conhecido como Dieselgate, deixou sua marca nos ambientalistas.

Muitos consideraram nunca mais comprar veículos da VW, mas a empresa conquistou algumas figuras proeminentes na comunidade EV, inclusive Elon Musk.

Sobre o Dieselgate, Musk chegou a dizer que o filtro HEPA da Tesla era necessário durante o trânsito, porque emissões tóxicas do escapamento de outros carros poderiam afetar a qualidade do ar condicionado de veículos ao redor.

No entanto, o empresário reconheceu que o presidente da Volks é um aliado e está levando a Volkswagen para a eletrificação. O CEO disse até que Diess está “fazendo mais do que qualquer grande montadora para se tornar elétrico. Se valer a pena, ele tem meu apoio”.

Eles então apareceram juntos no palco do Golden Steering Wheel Awards em Berlim, em novembro passado, trocando elogios. Ambos mostraram que seus empreendimentos resultaram em uma amizade saudável, e na mesma noite Musk anunciou uma nova instalação da Tesla na capital alemã.

Já no iníco deste mês, Musk foi até a Alemanha para fazer negócios. Sua última parada foi uma breve visita a Diess. Lá, dirigiu o ID.3 da concorrente e analisou a competição do Model Y com o ID.4. Com a gigafábrica de Berlim avançando rapidamente, era de se esperar que a Volkswagen iria querer manter sua concorrente afastada e não revelar seus planos, mas aconteceu exatamente o contrário.

Reprodução

Musk e Diess se encontraram em premiação na Alemanha. Imagem: AUTO BILD/YouTube

Energia sustentável 

Embora colaborações entre empresas sejam raras no setor automotivo, esse caso não seria nenhum absurdo. Ambas têm executivos dispostos a compartilhar seus produtos, e elas podem se ajudar mutuamente. A VW vem montando carros desde 1937, 85 anos de dados de mercado que poderiam ajudar a Tesla a ter um grande impacto na Alemanha. Da mesma forma, a Tesla teria muitas dicas para a Volkswagen na questão elétrica.

Segundo Musk, a Tesla está “apenas tentando acelerar a energia sustentável, não esmagar os concorrentes”, além de dizer que a empresa “está aberta para licenciar software e fornecer trens de força e baterias”.

Se ambas as empresas vão realmente se ajudar, ainda não sabemos. Em todo caso, a parceria permitirá uma conversão mais rápida para a energia sustentável.

Via: Teslarati