O suprassumo da tecnologia embarcada nos carros ainda é exclusividade de modelos luxuosos e caros como este! Novidades de segurança e conectividade transbordam nesse “carrinho” de 800 mil reais. A lista é grande: vai desde a condução semi autônoma à moderna central multimídia com reconhecimento de gestos. Antes mesmo de colocar as mãos no volante, muita coisa salta aos olhos. Praticamente tudo no carro é controlado eletronicamente; o nível da suspensão, o modo de dirigir, o ar condicionado, a iluminação interna… E para aqueles dias de trânsito caótico, além de todos ajustes digitais dos bancos, massageadores nos assentos amenizam o estresse dos passageiros e também do condutor.
Seis câmeras instaladas ao redor do veículo auxiliam o motorista na hora de manobrar o carrão. Na tela, uma visão 360 e outra que simula uma vista aérea do veículo facilitam a tarefa. Isso sem contar com o “park assist”, função em que sensores identificam vagas de estacionamento e manobram o carro de forma autônoma. Com processadores potentes e sistema operacional próprio, o GPS pode ser acionado por voz em uma conversa bastante natural e amigável com a máquina.
Mas essas novidades não são exclusividade de milionários. Tudo bem, a maioria das tecnologias ainda está restrita a modelos mais caros – mas a gente pode entender 150 mil reais como algo já bem caro para os padrões nacionais. Este outro carro traz uma placa de indução para carregar smartphones sem a necessidade de fios – isso é, desde que você tenha um dispositivo com esta função também. Ele também tem massageador nos bancos e até uma tela de 12 polegadas customizável no painel. Os antigos marcadores analógicos estão com os dias contados…
A conectividade realmente chama muita atenção. Mas tem muito mais tecnologia de ponta que a gente não vê, apenas sente quando está no comando de um modelo assim tão “hi-tech”. A segurança ativa é a principal delas. Com câmeras inteligentes e sensores espalhados por toda a carroceria, esses veículos mais modernos já são capazes de evitar muitos acidentes (menores ou maiores).
Ainda no quesito segurança, duas tecnologias que começam a se popularizar nos modelos top de linha são o ACC, o Adaptative Cruise Control (ou simplesmente piloto automático adaptativo), e o reconhecimento de faixas de rolagem.
Já o piloto automático adaptativo usa uma câmera frontal e sensores tipo radar para identificar um veículo à frente e se adaptar à velocidade deste segundo carro. A partir de uma velocidade limite determinada, que pode até ser feita automaticamente já que a câmera lê as placas de velocidade máxima da via, e de uma distância pré determinada pelo condutor, o carro segue de forma autônoma, acelerando e freando conforme o fluxo à sua frente. No modelo quase milionário, vai um pouco além: mais do que reconhecer as faixas de rolagem, ainda que o motorista precise manter as mãos sobre o volante por questão de segurança, o carro segue o traçado sem qualquer intervenção humana.
Os 100% autônomos ainda estão um pouco longe de invadir as ruas. Até lá, muita coisa vai evoluir e essas tecnologias prometem se tornar ainda mais confiáveis… e também mais acessíveis. No início dos anos 90, quando o AirBag e o sistema ABS de freios surgiram, as duas tecnologias também só estavam disponíveis em modelos luxuosos. Hoje são itens de série inclusive nos populares. E se a gente parar para pensar, hoje os avanços da tecnologia são maiores e mais rápidos…