Carteira Digital de Trânsito vai alertar motorista sobre multas pelo celular

Entre as novidades também está a notificação de recall, consulta de infrações e notificações sobre quando a CNH estiver próxima do vencimento
Redação19/11/2019 12h14, atualizada em 19/11/2019 13h37

20191119092129

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A nova versão da Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi disponibilizada nesta segunda-feira (18) pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão relacionado ao Ministério da Infraestrutura. O lançamento ocorreu em São Paulo, durante a abertura do Salão Duas Rodas e entre as novidades do aplicativo está a possibilidade de consultar infrações registradas no nome do condutor, receber alertas sobre quando a CNH estiver próxima do vencimento e notificações para o motorista em caso de “recall” do automóvel.

O aplicativo que já incluía a CNH Digital e o documento veicular (CRLV), foi desenvolvido pelo Serpro e está disponível na App Store e no Google Play. “Essa nova CDT é o primeiro marco de um projeto maior para aproximar o Governo Federal do cidadão. Vamos fazer isso transformando a CDT numa plataforma de serviços, facilitando o acesso à informação e o controle que o cidadão vai ter sobre os seus documentos e veículos”, afirmou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.

A Carteira Digital de Trânsito já está em sua “terceira evolução”, de acordo com o secretário. Afinal, desde agosto de 2018 o CRLV ganhou uma versão digital e se juntou a CNH, que estava disponível virtualmente desde maio de 2017 quando os documentos começaram a ser emitidos com QRCode.

Portanto, qualquer motorista brasileiro que possui carteira de habilitação emitida após maio de 2017 pode usar a versão digital do documento. A carteira digital vale tanto quanto o documento em papel e o aplicativo pode ser usado sem internet, desde que o usuário tenha feito o download dos documentos para seu aparelho. Caso a CNH tenha sido emitida antes de 2017 também é possível integrar o aplicativo, mas para isso é necessário solicitar uma nova via da carteira de motorista.

Atualmente, a nova versão da CDT permite ao condutor receber informações sobre seus pontos e multas. Porém, para 2020 o governo prevê uma interação com o aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), implementando uma funcionalidade que permite que o motorista pague suas multas pelo programa com até 40% de desconto.

O objetivo do aplicativo é se aproximar da população e promover melhorias na segurança no trânsito, sobretudo pelo recurso das notificações de “recall” que permite que montadoras acionem os condutores em caso de necessidade de reparo do carro. No Brasil, dos 10 milhões de recalls registrados pelo Denatran, apenas 43% são realizados.

Faça o download do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital