O governo da Califórnia divulgou estatísticas referentes aos testes com carros autônomos realizados no estado, e os dados mostram que a Uber tem uma boa caminhada pela frente até que consiga se posicionar em pé de igualdade com o Google nesse quesito.
A Uber apresentou casos de “desengajamento” uma vez a cada milha dirigida, levando em conta que a companhia percorreu 20.354 milhas na Califórnia com seus carros especiais nos últimos 12 meses. O termo desengajamento denomina os momentos em que o motorista foi forçado a assumir o controle; se isso aconteceu a cada milha rodada, os carros praticamente não andaram sozinhos — lembrando que uma milha equivale a 1,60934 quilômetro.
Em contrapartida, os carros do Google percorreram mais de meio milhão de milhas no estado e obtiveram taxa de um desengajamento a cada 5.128 milhas rodadas.
“O Google é 5.000 vezes melhor que a Uber em direção autônoma”, disse ao The Guardian o analista Richard Windsor, da Edison Investment Research, que compilou as informações. “Embora o Google esteja processando a Uber por suposto roubo de seu design (…), isso não parece ter ajudado muito a Uber, já que ela aparentemente é muito pior [no setor].”
A Uber foi a última colocada no ranking das empresas que testam automação na Califórnia. A Nissan, por exemplo, teve um desengajamento a cada 146 milhas, de um total de 4.099 milhas percorridas. BMW, Tesla e Mercedes também pontuam melhor que a Uber, mas nenhuma passou de 1.000 milhas de testes nos últimos 12 meses.