A Ford anunciou que o Ford GT será o primeiro carro da indústria a usar o Gorilla Glass, vidro usado nos smartphones, que dificulta rachaduras e quebras. O material é mais resistente e 30% mais leve do que os vidros convencionais.

O vidro é até 2mm mais fino, mais robbusto e tem resistência maior ou igual do que os usados atualmente. De acordo com a Ford, além de melhorar a aceleração, a frenagem e economizar combustível, o vidro vai reduzir o peso no alto da carroceria, ajudando a baixar o centro de gravidade e melhorando a dirigibilidade do carro.

Reprodução

Como funciona?

Um para-brisa laminado tradicional é uma espécie de sanduíche de duas camadas de vidro temperado, que são coladas sobre um agente termoplástico transparente. O novo vidro usa múltiplas camadas : placa híbrida temperada especial na camada interna, uma camada termoplástica avançada absorvedora de ruído no centro e vidro temperado na camada externa. No final das contas, ele reduz 5,4 kg do peso total.

“Contrariando um pouco a intuição, aprendemos que a camada interna mais rígida é a chave para o sucesso do para-brisa híbrido”, explica Paul Linden, engenheiro de carroceria da Ford.