O Google respondeu nesta quarta-feira,7, a uma das principais perguntas dos usuários sobre seu carro autônomo: já se sabe que o veículo vai dirigir sozinho com segurança, evitando distrações e acidentes. Mas o carro do Google vai buzinar?
Em entrevista ao site Mashable, um porta-voz da companhia confirmou o ‘recurso’, mas explicou que ele vai utilizar o aviso sonoro de um jeito mais comedido do que a maior parte dos motoristas: “Sim, o carro buzina. Ele faz isso quando outro veículo estiver em movimento, vindo em sua direção, e parecer não estar ciente de sua presença”, contou.
Exemplificando quando isso pode acontecer, ele explicou: Quando um outro carro está saindo de uma entrada de automóveis, como uma garagem ou uma vaga de estacionamento. Quando o carro autônomo estiver passando, buzinará rapidamente para que saibam que ele está lá”.
Ainda não se sabe se o veículo do Google usará a buzina também para alertar motoristas que não reduzirem a velocidade e correrem o risco de bater na traseira dele. Em testes realizados nas estradas, os protótipos foram atingidos dessa maneira mais de 10 vezes, quase todas quando paravam em semáforos.