O Google anunciou hoje que seu protótipo de carro que dirige sozinho já percorreu mais de 3,2 milhões de quilômetros em vias públicas pelos Estados Unidos. A inteligência artificial do veículo autônomo tem, portanto, mais de 300 anos de experiência em direção, considerando a quantidade média de quilômetros que um motorista humano percorre por ano.
Isso não quer dizer, contudo, que o carro autônomo do Google é mais experiente ou dirige melhor do que seres humanos. Segundo Dmitri Dolgov, um dos responsáveis pelo projeto, o veículo da empresa já domina 90% da habilidade necessária para dirigir como se fosse uma pessoa real.
Isso significa que ele se sai bem em ruas não muito movimentadas, autoestradas e cruzamentos simples. Os 10% que sobram, porém, correspondem a elementos mais complexos de direção em cenários urbanos e fazem toda a diferença entre a inteligência da máquina e a inteligência humana.
Apesar do obstáculo ainda pela frente, o Google comemora o avanço feito até aqui. “Quando começamos esse projeto 7 anos e meio atrás, vimos o potencial dessa tecnologia para ajudar milhões de pessoas, tornando as estradas mais seguras e melhorando a qualidade de vida. Hoje, nossa equipe está mais confiante do que nunca em um futuro feito totalmente de direção autônoma”, disse Dmitri.
Via Techcrunch