A julgar pelas estatísticas, o carro autônomo da Waymo – empresa-irmã do Google – é o mais avançado dessa tecnologia no mundo. Mas após oito anos de testes, finalmente a frota de veículos da companhia está começando a ser usada como uma espécie de táxi pelo público.

O programa de transporte privado da Waymo ainda está em fase de testes, aberto apenas para pessoas selecionadas na cidade de Phoenix, no estado norte-americano do Arizona. Para ser transportado por um carro autônomo da Waymo, é preciso realizar um cadastro e aguardar ser chamado.

O serviço oferecido é totalmente gratuito, e promete levar os participantes para onde eles quiserem durante todo o dia. Por segurança, os carros vêm com um engenheiro da Waymo no banco do motorista, pronto para assumir o controle do carro a qualquer momento em que for necessário.

Desde o início do projeto, nem Google, nem a Waymo e nem a Alphabet (conglemerado dono das outras duas) havia revelado que planejava usar os seus carros autônomos como transporte privado, mas essa bem que pode ser uma forma de fazer todo o investimento render algum retorno – além, é claro, do licenciamento de software.

Vale lembrar que a Uber também tem um projeto de carros autônomos e já oferece alguns deles como transporte privado em cidades selecionadas dos EUA e da Europa. A empresa também é alvo de um processo movido pela Alphabet pelo suposto roubo de informações no desenvolvimento dessa tecnologia.

[TechCrunch]