A BMW havia prometido que teria teria 25 veículos eletrificados nas ruas em 2025. Agora, entretanto, a montadora diz que pode fazer isso até 2023. O adiantamento tem a ver com o plano da empresa de criar produtos e linhas de produção modulares: com isso, no mesmo chassi pode caber um motor a gás, um híbrido ou um puro.
Isso dá à empresa a capacidade de se ajustar rapidamente às demandas dos clientes. Por isso, o CTO Klaus Fröhlich diz que não está preocupado com a transição para carros elétricos ou híbridos. “É muito simples para mim: temos essa arquitetura flexível”, diz. A BMW faz seus próprios componentes elétricos e não depende muito da cadeia de suprimentos para fazer atualizações de veículos.
Entre as decisões mais arriscadas da montadora está a de retirar os metais de terras raras dos motores elétricos. Contudo, é uma escolha pensada: a China é a principal fornecedora desses elementos e a companhia sofre com taxas abusivas.
Fröhlich também não esconde sua opinião sobre uma transição completa de todos os modelos para motores elétricos. Segundo ele, as células de combustível têm futuro, mas as elétricas não. “Um caminhão, por exemplo, precisa de uma carga de 16 toneladas apenas para a bateria, o que é absurdo. Então, caminhões elétricos são uma completa besteira para viagens de longa distância.”
Enquanto a BMW aposta em híbridos, tem 12 EVs disponíveis para aparecerem até 2023. Porém, ela já mostra seu conceito de variante M eletrificada. As chances de que o carro apareça em showrooms são pequenas, mas se a BMW realmente mantiver a promessa e ele chegar à produção, será acompanhado por outros veículos com algum tipo de eletrificação.
Via: Engadget