A Audi estabeleceu uma parceria com o Hager Group para desenvolver um novo “sistema de carga bidirecional” que permitirá usar um carro elétrico para armazenar o “excesso” de energia solar produzida por painéis fotovoltaicos e alimentar uma casa.

“O carregamento bidirecional concentra-se principalmente nos casos de uso em que os proprietários de casas usam seu próprio sistema fotovoltaico para se beneficiar de um carregamento com custo reduzido com a eletricidade gerada domesticamente”, diz a montadora.

“O carro elétrico armazena o excesso de eletricidade do sistema fotovoltaico que não é usado pelos aparelhos domésticos. Se o cliente tiver taxas variáveis, o carro elétrico poderá abastecer toda a casa em momentos em que os preços da eletricidade são altos. À noite, ou em períodos de menor custo, o carro pode usar eletricidade barata para recarregar sua bateria até o estado desejado”, afirma.

Na prática, a bateria do carro é usada como se fosse uma Powerwall da Tesla. Há outro benefício além do custo. Segundo a Audi “o carregamento bidirecional também fornece uma segurança de suprimento que se estende além da otimização de custo: no caso de um blecaute, o sistema pode fornecer energia à casa e pode até operar sem conexão à rede elétrica, o que é conhecido como operação autônoma”.

Em testes com um Audi e-Tron, a montadora conseguiu carregar a bateria do carro a 12 kW usando um carregador DC (Corrente Contínua) montado à parede. Este mesmo carro pode fornecer até 9 KWh para a casa. Segundo a empresa, a conexão entre o sistema fotovoltaico e o carro é feita sem a necessidade de um inversor, o que aumenta a eficiência do processo.

Ainda não há previsão de comercialização da tecnologia.

Fonte: Electrek