Alugar um carro pode ser mais barato que pegar um Uber, diz pesquisa

Redação22/05/2018 16h42

20180410175152

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Os custos para ter e manter um carro estão cada vez mais altos, e por isso mesmo aplicativos como Uber e afins ficaram tão populares. Mas uma pesquisa da plataforma de descontos Cuponation revela que nem sempre pegar carona com um desses apps é a melhor escolha. Dependendo do caso — e da distância —, pode compensar mais alugar um carro mesmo.

O fator que mais pesa na conta é a quilometragem que você pretende percorrer, de acordo com a análise da empresa. Considerando que o custo médio para alugar um carro econômico por um dia seja de 90 reais, uma viagem mais longa na modalidade Uber X pode sair até mais cara do que isso. Pelos cálculos da Cuponation, se você pretende passar dos 30quilômetros, um aluguel pode ser a solução mais em conta.

O infográfico abaixo mostra melhor o comparativo. As primeiras colunas indicam os preços de aluguel para um, sete ou dez dias — o custo-benefício é melhor quando o período contratado é maior. Já as linhas comparam o valor do Uber (cor preta) com o da categoria equivalente no aluguel de automóvel. A econômica (com linhas representando os períodos de um, sete e dez dias) fica frente a frente com a modalidade X, enquanto a intermediária fica com o Select e a executiva com a Black. O preço do aluguel aumenta conforme a quilometragem para ilustrar o gasto com combustível, já que os carros normalmente precisam ser devolvidos com tanque cheio para as empresas. Confira a seguir:

Em resumo, para distâncias menores, como os deslocamentos dentro da cidade, o Uber ainda é uma opção melhor. Mas para um percurso mais longo, tanto em termos de quilometragem quanto no número de dias, alugar um carro começa a ser uma opção mais vantajosa, mesmo colocando na conta o combustível.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital