Algoritmo promissor quer acabar com acidentes de veículos autônomos

Nova tecnologia foi testada em um grupo de 100 robôs autônomos; e funcionou
Cesar Schaeffer25/02/2020 18h33

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Uma das maiores expectativas para o futuro da mobilidade urbana é a de que, com a tão esperada chegada dos carros autônomos às ruas e estradas, o número de acidentes em todo o mundo seja reduzido drasticamente; a meta é zero – será? O fim da morte no trânsito? Entre diversas tecnologias embarcadas nos veículos autônomos, a maioria está voltada à segurança do motorista e dos outros ao seu redor. 

Agora, pesquisadores da Universidade de Northwestern deram mais um avanço nessa direção. Eles criaram um algoritmo para os carros que dispensam motoristas com uma promessa esperançosa: “garantia sem colisão”.

Segundo os estudiosos, o novo algoritmo foi treinado em um conjunto de 100 robôs. E se a proposta era evitar batidas e engarrafamentos, a tecnologia se saiu muito bem. Em menos de um minuto, as pequenas máquinas se organizaram de forma autônoma e criando as letras “NU” – as iniciais da universidade. Segundo a equipe, a invenção é “o primeiro algoritmo descentralizado com uma garantia livre de colisão”.

Confira o feito dos pequenos robôs no vídeo abaixo:

Funciona assim: o algoritmo de inteligência artificial divide o terreno abaixo (dos robôs, neste caso) em uma grade. A partir daí, os robôs guardam sua posição usando uma tecnologia que lembra o GPS e, assim, se locomovem usando sensores para avaliar o espaço e evitar sequer encostar em outra máquina.

“Os robôs se recusam a se mudar para um local até que o lugar esteja livre e até que saibam que nenhum outro robô está se movendo para o mesmo local”, explicou o líder do estudo Michael Rubenstein, da Northwestern Engineering. “Eles são cuidadosos e reservam um espaço antes do tempo.”

E, se funcionou com os pequenos robôs, Rubenstein acredita que o algoritmo também é capaz de reduzir o tráfego e as colisões de veículos autônomos. “Ao entender como controlar nossos robôs para formar formas, podemos entender como controlar frotas de veículos autônomos à medida que interagem uns com os outros”.

Fonte: TNW

Redator(a)

Cesar Schaeffer é redator(a) no Olhar Digital