A Alemanha está testando cabos elétricos aéros em suas rodovias, para carregar caminhões híbridos enquanto eles percorrem o caminho. Depois que a carga chega ao fim, os automóveis podem seguir até acabar a bateria e, então, trocar para o motor a diesel. 

A rodovia, chamada de eHighway, foi projetada pela Siemens e está em operação em um trecho de cerca de 10 quilômetros de uma autobahn perto de Frankfurt e deve funcionar até 2022. Após esse prazo, ela  poderá ser expandida de forma mais ampla por todo o país.

Os cabos fornecem 670 volts de energia para as hastes condutoras dos caminhões. O sistema funciona apenas a velocidades inferiores a 56 km/h, mas, durante a utilização, significa que o veículo híbrido pode funcionar inteiramente com seu motor elétrico, enquanto carrega simultaneamente a bateria. Em outros locais, quando ficar sem energia, ele pode utilizar o motor a diesel. 

A Siemens já implementou essa tecnologia na Suécia e nos Estados Unidos, mais especificamente na Califórnia. Também foi responsável pela instalação de túneis subterrâneos com a mesma função de carregamento de automóveis. Além disso, os trolebus, ônibus que atuam de forma similar, usando cabos aéreos de eletricidade, existem em vários países, inclusive no Brasil.

A Siemens alega que suas eHighways podem economizar em custos de combustível, dinheiro equivalente a um caminhão de 40 toneladas – algo em torno de 20 mil euros  – ou mais de 100.000 km de condução. Porém, com o tempo, quando estes caminhões forem totalmente conduzidos apenas pela energia elétrica, a economia será muito maior. 

Com a extensão das eHighways, eles também não teriam que se ater a pistas eletrificadas específicas, em rodovias específicas, que são equipadas com linhas de energia suspensas mais restritas. O único problema, como acontece com todos os veículos elétricos, continua sendo a sua popularização de veículos dessa categoria, uma vez que o preço ainda é um impeditivo. 

Via: The Verge