BMW é hackeada e roubada em menos de 20 segundos; veja o vídeo

Veículo usava um sistema que dispensa uso de chave para abrir e ligar o veículo, mas o sinal foi facilmente roubado e repetido
Redação27/02/2019 15h35, atualizada em 27/02/2019 16h30

20190227123416

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Em janeiro deste ano, uma câmera de segurança filmou dois ladrões roubando uma BMW no Reino Unido. Como o furto se deu é o mais impressionante: os criminosos hackearam o sistema do veículo com uma técnica que permitiu o roubo em apenas 23 segundos.

Como pode ser visto na seqüência, um dos ladrões está na varanda da casa do dono do carro pegando o sinal da chave, que é emitido permanentemente. Ao copiar o sinal e repeti-lo por meio de um dispositivo que está na mão de seu comparsa, ele pode enganar o carro para achar que o dono é quem está tentando abri-lo e dirigi-lo.

É recomendado aos proprietários de carros com entrada sem chave que, na medida do possível, deixem-as afastadas de onde o veículo está estacionado. Isso dificulta o acesso ao sinal. Também é possível utilizar uma gaiola de Faraday doméstica para isolar o sinal emitido pela chave. Não custa muito caro fazer uma ou comprar uma pronta.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital