O Zoom, site comparador de preços, e também o Google (que dispensa apresentações) divulgaram nesta semana duas pesquisas diferentes e produzidas separadamente, mas sobre um mesmo tema: Black Friday. O dia internacional de descontos, nesta ano, é 25 de novembro.
Na pesquisa do Zoom, entrevistas feitas com mais de 15 mil pessoas revelaram que 99% pretende fazer compras na Black Friday 2016. Ao todo, 75% disse que vai comprar alguma coisa apenas se “houver produtos com descontos significativos”, enquanto só 1% disse que não vai comprar nada.
Metade desses potenciais compradores (exatamente 50%) pretende gastar mais de R$ 1 mil em compras. Produtos eletrônicos são o principal foco dos consumidores: 58% pretende comprar smartphones, 45% tem interesse em TVs e 35% buscam outras categorias de eletrodomésticos.
O resultado mostra que, apesar da crise econômica (ou até mesmo por causa dela), os consumidores estão confiantes de que é possível encontrar descontos de verdade na Black Friday, e não apenas pegadinhas do tipo “a metade do dobro”, como o evento ficou conhecido entre algumas pessoas.
Já a pesquisa divulgada pelo Google trouxe um outro olhar para o evento, mas com igual otimismo. De acordo com dados da empresa, a Black Friday do ano passado teve um aumento de 38% nas vendas em relação ao ano anterior. Três em cada quatro consumidores do varejo online entrevistados disseram que se sentem engajados ou animados com a edição deste ano.
Na última Black Friday, o Google revela que os compradores gastaram, ao todo, mais de R$ 360 milhões na compra de smartphones. Ao todo, o dia de descontos movimentou mais de R$ 1,6 bilhão. A maioria dos consumidores também disse que pretende esperar o evento para comprar produtos eletrônicos. Veja a pesquisa do Google na íntegra aqui.