Acontece nesta sexta-feira, 25, a Black Friday, uma das datas mais importantes do calendário brasileiro do comércio. As boas oportunidades e descontos do evento, no entanto, dividem espaço com fraudes e tentativas de golpes, portanto, é importante tomar cuidado. Na hora de escolher a forma de pagamento, muita gente fica em dúvida sobre o método mais seguro. Afinal, deve-se utilizar o cartão de crédito ou o boleto bancário?
“Muitas pessoas desconhecem, mas o cartão de crédito é a forma de pagamento mais segura para efetuar compras na internet. Apesar de o Brasil ser um dos países com maior índice de fraudes de clonagem de cartão, o cliente sempre estará protegido”, explica Tom Canabarro, um dos fundadores da Konduto, desenvolvedora de um sistema que barra fraudes na internet.
Canabarro explica que, caso o dono do cartão perceba que foi feita uma compra online sem o seu consentimento, é possível solicitar o estorno da transação junto ao banco ou operadora do cartão. No caso dos boletos, o mesmo não acontece.
“As instituições financeiras se eximem de qualquer risco sobre o tema. É justamente nesse momento que surge a oportunidade para os criminosos aplicarem golpes em clientes desatentos – especialmente em uma data propícia, como a Black Friday”, aponta o executivo.
Canabarro recomenda que os consumidores desconfiem de sites que sempre oferecem o boleto bancário como único meio de pagamento. “A explicação é simples: a documentação exigida para que uma loja virtual possa receber pagamentos via cartão é bastante extensa, enquanto os boletos podem ser facilmente direcionados para alguma conta laranja”, conta.
Para quem, mesmo assim, decidir pagar em boleto, a dica é sempre conferir a procedência da loja virtual e os comentários nas redes sociais e em sites que mostram a reputação de empresas. É importante também checar os dados que virão impressos no boleto.