Velocidade e economia: entenda os benefícios do armazenamento all-flash

Redação30/03/2017 15h17

20161117102436

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O sistema de armazenamento all-flash tem se tornado cada vez mais popular entre empresas de T.I. em todo o mundo. Algumas, porém, permanecem reticentes quanto aos benefícios que esse tipo de armazenamento não-volátil pode trazer.

Para entender como um storage all-flash pode servir para a sua empresa, primeiro precisamos recapitular os fundamentos da memória flash. Como você deve saber, trata-se de um tipo de memória que pode ser reescrita e que, ao contrário da memória RAM, consegue preservar seu conteúdo mesmo sem uma fonte de energia constante.

O flash é mais resistente e, dependendo de como for aplicado, é geralmente mais rápido do que os discos rígidos. A tecnologia se tornou tão popular que hoje pode ser encontrado nas mãos das pessoas, na forma de pen drives e cartões de memória para celular.

Um sistema all-flash é, portanto, um sistema de armazenamento em discos de estado sólido (SSDs) que, em vez de drives de discos rígidos (HDDs), contém drives de memória flash. Essa tecnologia é capaz de movimentar dados entre SSDs muito mais rapidamente do que sistemas tradicionais de HDDs.

Uma empresa ou setor de T.I. pode diminuir muito os gastos com armazenamento se adotar uma solução all-flash. Isso porque esse tipo de tecnologia é mais densa e ocupa menos espaço físico, permitindo o crescimento exponencial das instalações a custos menores.

No fim das contas, todos os custos com armazenamento podem diminuir com soluções all-flash: energia, resfriamento, espaço físico e outras demandas que costumam tirar o sono de alguns administradores. Mesmo que a demanda cresça, os investimentos em instalações serão bem menores do que se comparados ao armazenamento “tradicional”. Tudo isso sem vacilar em termos de performance.

Afinal, uma outra grande vantagem do all-flash é o ganho em velocidade. Esse tipo de armazenamento é essencial especialmente para empresas que trabalham com big data e analytics. Veja, por exemplo, o caso da empresa norte-americana Plenty of Fish. Ela oferece um aplicativo de encontros e usa um sistema all-flash para processar os dados armazenados.

Graças a essa tecnologia, a Plenty of Fish consegue processar 30.000 solicitações em batch por segundo. O tempo médio de resposta para cada solicitação chega a ser de 4 milissegundos. Para a empresa, o all-flash foi um investimento certeiro, e não faltam motivos para que outras companhias, como a sua, façam o mesmo.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital