Sua empresa pode estar à beira de uma catástrofe e é melhor estar preparado

Redação14/12/2017 16h35, atualizada em 14/12/2017 16h49

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Você já deve saber que os bugs e problemas técnicos não marcam hora para acontecer. Mas se já é difícil lidar com esse tipo de transtorno na vida pessoal, imagina enfrentar isso na sua empresa. Falhas inesperadas em sua estrutura de negócios ou na interface de atendimento ao consumidor podem gerar prejuízos incalculáveis e, principalmente, perda de credibilidade junto aos clientes. Por isso, é preciso estar preparado para responder qualquer situação adversa o mais rápido possível.

Para minimizar os impactos de problemas na sua estrutura de TI, é importante montar uma boa estratégia com serviços de resiliência. As soluções mais adequadas podem ser encontradas através de uma investigação do gestor junto à sua equipe em busca dos possíveis pontos fracos da sua empresa. É indispensável ter desde uma visão mais abrangente até um olhar mais detalhista. Além disso, é necessário observar as relações de interdependência entre os diferentes setores da sua companhia, uma vez uma dificuldade em um ponto pode gerar uma falha em série.

Um bom primeiro passo para discutir uma estratégia de resiliência mais adequada é dividir a sua empresa em sete áreas. São elas: estratégia e visão de negócios; organizações e pessoas; processos; aplicativos; dados; infraestrutura de TI e instalações. Esse modelo ajuda a trabalhar com cada setor sem ignorar a interdependência entre eles. É importante ainda entender como a tecnologia conduz cada área e identificar pontos fracos na estrutura delas. Um bom plano de resiliência deve atender a padrões industriais como continuidade, disponibilidade, recuperação e segurança para que sua efetividade seja realmente comprovada.

Após montar uma boa estratégia de resiliência é preciso partir para encontrar soluções que atendam às necessidades das suas empresas. Algumas empresas, como a IBM, oferecem consultas personalizadas para analisar a estrutura de atendimento a emergências da sua empresa e também estudar a sua estratégia atual para te ajudar a entender se esta é realmente capaz de “sobreviver” a desastres. Em alguns casos, o gestor deve estar atento em contratar soluções de backup de dados e resiliência que não estejam sujeitos aos mesmos riscos da estrutura original, seja por fenômenos técnicos ou até mesmo de ordem natural, como catástrofes meteorológicas. Nesse ponto, soluções na nuvem podem ser interessantes.

O investimento em uma boa estrutura de resiliência também tende a ser fundamental para lidar com a expectativa de tráfego anormal no site e aplicativos da sua empresa. Seja no lançamento de uma promoção de aniversário ou em uma data quente como a Black Friday, é importante estar preparado para não transformar oportunidades em frustração. Uma boa saída pode ser contratar serviços gerenciáveis, que podem ser escalonados de acordo com as necessidades, evitando-se assim gastos contínuos desnecessários.

Por fim, após a análise e a contratação de serviços de resiliência confiáveis, o gestor não pode esquecer de treinar os seus funcionários. É importante que cada um dos membros da organização saiba a sua função nas respostas a crises a fim de minimizar os riscos. Ou seja, é preciso incorporar as estratégias de resiliência na cultura corporativa. Uma boa saída pode ser a divulgação interna de relatórios de comunicação de riscos e também compartilhar histórias sobre como funcionários ajudaram a contornar situações anteriores.

Prever riscos e lidar com as incertezas do trabalho com TI não é uma das tarefas mais fáceis para gestores e demais profissionais. No entanto, estar um passo à frente de qualquer imprevisibilidade pode salvar a sua empresa de um desastre iminente. E não só isso: a confiabilidade da sua marca em um cenário de caos pode ser um fator de peso na construção de relacionamentos mais sólidos com seus clientes e na atração de novos consumidores.

Quer saber mais sobre como proteger sua empresa contra riscos desse tipo? Conheça as soluções da IBM por meio deste link.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital