Saiba o que está por vir no universo de cloud e infraestrutura

Redação13/04/2017 14h02, atualizada em 13/04/2017 14h04

20170413110801

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Entre os dias 19 e 23 de março, foi realizada em Las Vegas, nos EUA, a mais recente edição do IBM InterConnect – um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Representantes de algumas das principais empresas do setor se reuniram para discutir o futuro dos negócios diante das transformações no mundo da infraestrutura de rede.

Entre as inúmeras palestras que tomaram conta do evento, uma das mais aguardadas foi a de Ginni Rometty, CEO global da IBM. Em sua apresentação, realizada no terceiro dia da feira, a executiva destacou um tema que deve pautar os negócios de toda empresa no setor de tecnologia: a inovação rápida.

Um dos pilares dos negócios da IBM é cloud, assunto sobre o qual Ginni fez questão de falar. “Nossa convicção é de que, enquanto olhamos ao redor, vemos que a nuvem está mudando, não só o setor de T.I., mas também negócios e toda a sociedade”, disse a CEO, antes de chamar ao palco alguns dos principais parceiros da IBM.

Em palestras ocorrendo paralelamente, ao longo dos cinco dias do evento, muitas outras empresas compartilharam suas histórias sobre como a nuvem e aplicações de computação cognitiva estão acelerando seus processos de inovação. Uma delas foi a plataforma de crowdfunding Indiegogo.

Slava Rubin, um dos fundadores do site, falou em sua palestra a respeito de como o Watson – plataforma de computação cognitiva da IBM – permitiu que o Indiegogo acelerasse seus planos de democratizar o acesso ao capital por diferentes empreendedores e inventores ao redor do mundo.

Agora, desenvolvedores independentes que buscam financiar seus projetos através do Indiegogo poderão fazer uso livre do Watson e suas soluções de internet das coisas e também cloud. Um projeto apresentado na plataforma que já se beneficiou dessa parceria foi o SmartPlate, um prato conectado a um aplicativo de smartphone que analisa os nutrientes e calorias de qualquer alimento, graças ao poder da inteligência artificial do Watson.

Mas não foram apenas empresas que apareceram no IBM InterConnect. Robert Mueller, ex-diretor da polícia federal dos EUA, o FBI, também apareceu no evento para falar de cibersegurança. Ele era um dos líderes do órgão quando o país foi atingido pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, e falou sobre como uma rede bem fortalecida poderia ter ajudado o governo norte-americano e decifrar informações e ameaças mais rapidamente.

Hoje, aplicações em nuvem já são usadas por CIA, NSA e FBI, entre outras agências de segurança dos Estados Unidos, de modo que o país se tornou muito mais bem preparado para outros ataques – ou tentativas – do que estava 17 anos atrás. O último dia do IBM InterConnect terminou com Shahz Afzal, vice-presidente de integração de Cloud & Marketing da IBM.

Com base em informações do instituto de pesquisa Gartner, Afzal decretou que, até 2020, uma empresa sem soluções de cloud será tão incomum quanto uma empresa hoje sem acesso à internet. Em outras palavras, a revolução na infraestrutura está acontecendo agora, e todo o mercado precisar aderir.

A próxima edição do IBM InterConnect já foi marcada: de 18 a 22 de março de 2018, novamente em Las Vegas.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital