5 dicas para aumentar a segurança dos dados na nuvem pública

Redação24/04/2017 14h32, atualizada em 24/04/2017 14h44

20170424114353

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Cada vez mais empresas estão recorrendo a soluções de nuvem devido à flexibilidade e à es-calabilidade que elas oferecem. A nuvem pública é uma das modalidades que mais cresce nesse ramo, pois oferece a melhor combinação desses dois requisitos valiosos no mundo da tecnologia.

Ainda que não tenha a versatilidade da nuvem híbrida, ela pode funcionar muito bem para uma variedade de situações – contanto que a empresa trate com seriedade a questão da segurança. Afinal, deixar seus dados armazenados em servidores públicos requer sempre algum nível de atenção.

Oferecemos abaixo cinco dicas para que você possa aproveitar ao máximo as possibilidades da nuvem pública sem precisar se preocupar com a questão da segurança. Estes passos sim-ples podem poupar uma dor de cabeça imensa no futuro e até mesmo gerar economia para a empresa. Confira:

1 – Informe-se bem junto ao fornecedor do serviço

Antes de mais nada, é importante saber quais soluções de segurança o fornecedor da solução de nuvem coloca à sua disposição. Há opções de criptografia? E de firewall? Com essas infor-mações em mãos, você poderá decidir melhor quais recursos adicionais de segurança preci-sará usar.

2 – Aposte no treinamento

Essa é a dica mais importante: sua equipe precisa estar consciente da importância de que cada um se esforce para garantir a segurança daquelas informações. Não é à toa que sempre se diz, nesses casos, que a corrente se rompe no elo mais fraco. Basta que alguém use uma senha fraca para que a segurança de todo o ambiente seja comprometida.

Por isso, dedicar tempo e recursos para conscientizar sua equipe da importância de usar se-nhas fortes, mudá-las com frequência e tomar cuidado com redes desprotegidas nunca é de-mais. Além disso, essa atenção fará com que a equipe se sinta mais envolvida no processo de migração para a nuvem, e se empenhe ainda mais para fazê-lo funcionar bem.

3 – Utilize soluções de acesso seguro

Um recurso que pode ser bastante valioso na proteção dos dados de sua rede é a VPN. Com ela, o acesso acontece de forma privada e dificilmente violável. Também existem outras solu-ções que podem ser contratadas para o seu ambiente de nuvem, como firewalls ou antivírus, e que ajudam a deixar sua navegação nesse ambiente mais resguardada.

4 – Sempre que possível, habilite a dupla autenticação

A dupla autenticação é imprescindível para aumentar a segurança dos dados, e o melhor: sem precisar mexer no bolso. Gratuita, ela basicamente exige que o usuário que queira acessar o sistema utilize um código enviado para seu celular (além da senha). Isso dificulta o acesso de usuários mal-intencionados. A única contrapartida é um pouco mais dificuldade na hora de fa-zer login no sistema, mas a adoção do recurso vale a pena.

5 – Fique sempre atento aos backups

Não é porque os seus dados estão na nuvem que você deve deixar de tomar cuidado com bac-kups. É sempre importante ter esses dados reservados em outro local seguro – afinal, nunca se sabe o que pode acontecer. Além do ambiente de nuvem, pode ser interessante também alocar um espaço privado na empresa para guardar as informações – aqui entra a cloud híbrida, que você também pode conhecer mais nesse texto.

Colaboração para o Olhar Digital

Redação é colaboração para o olhar digital no Olhar Digital