O Facebook voltou a registrar atualizações para o Instagram Lite, versão mais leve e simplificada da rede social de fotos e vídeos. O aplicativo, que está fora da Play Store desde maio, reapareceu esta semana na loja paralela APK Mirror.
De acordo com o histórico de atualizações exibido pela loja, o Lite registrou as versões 215 e 216 em 9 e 15 de setembro, respectivamente. Curiosamente, um dos arquivos foi enviado do Brasil, enquanto o outro é listado como dos Estados Unidos.
Outro detalhe que chama atenção é que o número das versões recentes representa um salto consideravelmente grande em relação à última atualização recebida pelo aplicativo, em outubro de 2019, registrada como v67 – as anteriores eram 48, 46 e 40.
A página do Instagram Lite na loja oficial do Google confirma que a última atualização foi carregada em 15 de setembro, mas ainda não é possível fazer download.
Instagram Lite é versão leve do aplicativo para celulares com pouco armazenamento. Imagens: Play Store
Em nota enviada ao site Android Police, o Facebook disse que voltou a fazer testes com o Lite com o objetivo de oferecer uma experiência de “alta qualidade” aos usuários, independentemente do dispositivo ou conexão, mas não entregou mais detalhes.
De qualquer forma, o aplicativo nunca foi outra coisa senão um “teste” desde seu início, em 2018. Assim como o Facebook Lite, ele foi distribuído somente em mercados onde os celulares com pouco armazenamento são mais comuns, como América Latina, sul da Ásia e África.
Sobre o Instagram Lite
Pesando apenas 2 MB, a versão reduzida do Instagram entrega uma experiência bem semelhante à do aplicativo original. Os usuários podem enviar mensagens diretas, compartilhar fotos e vídeos no feed e no Stories e, claro, acompanhar as publicações de outras pessoas.
O Lite inclui também a seção Explorar, mas ainda não se sabe se a nova atualização contará com os recursos mais recentes do Instagram, como o Reels e o recém-chegado Guias.
Vale destacar que o retorno à Play Store não é garantia que o aplicativo volte a ser oferecido no Brasil. Como alternativa, usuários que não possuam espaço de armazenamento para o app principal podem acessar a versão web do navegador, onde também estão presentes os recursos mais básicos da rede social.
Via: Android Police