Fazer uma crítica à indústria da moda não requer muito, além de habilidades com o Photoshop. É a partir desta premissa que surge no mercado a Tribute Brand. A marca, que se autodenomina como “moda sem contato”, foi criada para dar uma “cutucada” nos influencers do Instagram, que são capazes de desembolsar valores exorbitantes em peças da moda. 

O grande “truque” da Tribute Brand é que suas peças não existem! Os interessados em adquirir uma roupa da marca enviam uma foto sua para a empresa, que lhes devolverá com uma peça digitalmente colocada em seu corpo. Além da “montagem”, os usuários também recebem um certificado digital de autenticidade, como prova da aquisição do produto digital. 

Fundada pelos designers Gala Marija Vrbanic e Filip Vajda, a marca da Croácia está apostando nos novos valores estéticos e abandonando conceitos vistos como ultrapassados, tais como gênero, frete e tamanho. Outras inspirações da dupla também incluem os jogos The Sims e Grand Theft Auto.

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CYBER GUARD collection in a collab with @nicolaformichetti / Nicola is wearing contactless&cyber DRAVA jacket and TRNAVA pants

Uma publicação compartilhada por TRIBUTE BRAND (@tribute_brand) em20 de Jul, 2020 às 6:20 PDT

 

Um dos compradores da marca, Joe Garcia, contou ao New York Post que já gastou US$ 60 (o equivalente a R$ 322,64) para preencher o seu Instagram com peças da Tribute Brand. O motivo da sua compra? Lady Gaga. Joe resolveu adquirir um top prateado e calças verdes depois de ver Nicola Formichetti, estilista da cantora vencedora do Oscar, modelar algumas peças da marca no Instagram.
 

Moda mais acessível

 
Segundo os criadores da marca, a intenção da Tribute Brand é mudar o comportamento de usuários e tornar o sistema de moda mais justo e acessível. “Queremos atuar de forma sustentável, assim, diminuiremos a demanda, a produção e uso de roupas físicas. Aspiramos à mudança de comportamentos”, afirmaram os designers.
 
E engana-se quem pensa que a Tribute Brand é apenas uma “pegadinha” da internet levemente inspirada na história infantil “A Roupa Nova do Imperador”. A maior aprovação da marca já veio por meio da “bíblia” da moda, a revista Vogue. Segundo a publicação, a dupla viu a oportunidade ideal  ao fazer as pessoas usarem coisas que nunca existiriam na Terra, sendo a isca perfeita para o Instagram. 

loja-virtual.pngVisão da loja eletrônica da companhia. Cada peça possui um estoque limitado a 100 unidades. Créditos: Reprodução

 

Segundo um relatório da plataforma global de moda Business of Fashion, a produção e consumo acelerado da moda poderá ser responsável por um quarto do orçamento climático da Terra até 2050. Somadas à paralisação de desfiles por conta do coronavírus, a moda digital parece ter encontrado o seu espaço.

Via: In The Know