A Amazon recebeu permissão da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos para lançar 3.236 satélites ao Espaço. Com isso, a companhia pode dar início à implementação do projeto Kuiper, para fornecer acesso à internet para regiões sem infraestrutura de telecomunicações.
A aprovação era aguardada desde julho de 2019 e foi unânime entre os integrantes da Comissão. Mas algumas condições foram estabelecidas: para manter a autorização, o Kuiper deve ter pelo menos 50% de sua capacidade operando até 30 de julho de 2026 e 100% até 2029.
Para acelerar o processo, a Amazon planeja um investimento inicial de 10 bilhões de dólares, algo como 51 bilhões de reais, no projeto. Segundo a empresa, isso criará uma série de empregos nos Estados Unidos.
O Kuiper é concorrente direto da Starlink, iniciativa da SpaceX. A empresa de Elon Musk está bem adiantada e já tem cerca de 500 satélites na órbita baixa da Terra. Ao todo devem ser 12 mil satélites, quase quatro vezes mais do que prevê o projeto da Amazon. A SpaceX quer começar os testes da Starlink já em agosto.