A startup brasileira InLoco apresenta ao mercado sua nova plataforma de biometria comportamental por localização denominada Incognia. Ela foi criada com base na tecnologia de localização da empresa presente em apps instalados em cerca de 75 milhões de smartphones no país. 

A solução já está sendo usada por cerca de dez bancos e fintechs no Brasil na validação do endereço em cadastros de novos usuários. Ela também pode ser aplicada na validação de logins e até pagamentos digitais em tempo real

“O conceito por trás é que nenhuma outra pessoa frequenta os mesmos lugares que você no mesmo momento. O comportamento de localização é uma forma de identificação. A partir disso criamos uma plataforma que atua desde o cadastro do usuário até quando ele faz um pagamento em uma aplicação digital”, explicou André Ferraz, fundador e CEO da InLoco.

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Plataforma entrega um score de risco, não os dados de localização da pessoa. Foto: alexsl/ iStock

Ainda segundo Ferraz, a plataforma pega o endereço de uma pessoa que está fazendo um cadastro e consegue ver se o comportamento do seu dispositivo coincide com o endereço declarado. Em caso positivo, o device é associado àquela pessoa.

Vale destacar que a InLoco entrega um score de risco, não os dados de localização da pessoa. A comprovação do endereço informado pelo usuário é feita sem saber onde ele fica.

Login e pagamentos

Durante o processo de login, o uso da biometria comportamental por localização tem como objetivo prevenir o roubo de contas por engenharia social. A Incognia analisa se o dispositivo que fez o login naquela conta tem um comportamento de localização que coincide com o que se conhece daquele usuário. 

Já em pagamentos, a solução verifica se o dispositivo está no local onde deveria estar. Se for uma transferência, verifica se a pessoa está em um local seguro, como sua casa ou trabalho.

Por enquanto, a utilização da plataforma para autenticação em login e pagamentos acontece somente em testes piloto com alguns clientes corporativos, mas Ferraz espera ter o primeiro lançamento comercial em breve. 

Nos testes realizados até agora a Incognia conseguiu aumentar em 40% o número de transações aprovadas automaticamente e reduzir em 67% o número de falsos positivos nas plataformas de combate à fraude.

 

Via: Mobiletime