Força de Defesa da Nova Zelândia testa moto elétrica para patrulha

Tecnologia pode ser ideal para que a tarefa de atravessar terrenos difíceis seja facilitada
Luiz Nogueira27/07/2020 14h05, atualizada em 27/07/2020 14h20

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Atualmente, as Forças de Defesa da Nova Zelândia (NZDF) testam motocicletas elétricas modelo UBCO 2X2 para uso tático e de patrulha. Em um vídeo compartilhado pela empresa criadora do equipamento, a UBCO, é possível ver que o veículo está preparado para atravessar vários tipos de terreno sem dificuldade. Isso é possível graças à presença de tração nas rodas.

Criada originalmente para funções agrícolas, a UBCO 2X2 expandiu o uso para atividades de patrulha em terrenos difíceis. Além disso, a equipe testa um sistema portátil para geração de energia que alimenta a moto.

Conforme explicado pelo tenente Brad Gallop, “houve mudanças drásticas na tecnologia nos últimos anos com veículos elétricos, uma vertente que a NZDF vem monitorando. Depois de considerar uma série de opções, escolhemos a UBCO para teste”.

“Estamos fazendo avaliações detalhadas de motos elétricas. Procuramos um equipamento que funciona com energia alternativa para reconhecimento e vigilância, mas ela terá muitas outras aplicações”, completa.

As motos elétricas da UBCO com tração foram originalmente criadas para passeios fora da estrada, mas foram homologadas recentemente também para uso nas ruas.

No que diz respeito à forma como as motos UBCO 2X2 são úteis para o NZDF, o Gerente de Experimentação Conjunto da Divisão de Capacidade Terrestre, Hayden Robinson, explicou:
“Veículos elétricos oferecem algumas vantagens sobre veículos abastecidos. Eles são silenciosos, não emitem gases e não são alimentados por líquidos altamente inflamáveis. São de manutenção simples e os computadores de bordo poderão registrar uma série de informações sobre como o equipamento é usado”, diz.

UBCO 2X2

As grandes vantagens da motocicleta são a tração nas rodas para acessar terrenos difíceis, a ausência de ruídos e a zero emissão de poluentes. O preço sugerido é de 7.999 dólares neozelandeses (R$ 27.600 em conversão direta).

A velocidade máxima atingida pelo equipamento é de 50 km/h, o suficiente para patrulhas – exceto se uma perseguição precisar ser feita. Com uma bateria de 48Ah, a autonomia é de até 120 quilômetros, podendo ser expandida com uma bateria extra.

Via: Elektrek

Luiz Nogueira
Editor(a)

Luiz Nogueira é editor(a) no Olhar Digital