O seu feed de notícias do Facebook se transformou em um fluxo de atualizações de páginas, links, memes e vídeos compartilhados? Isso está acontecendo porque as pessoas estão postando menos atualizações pessoais do que antes.

Um relatório divulgado pelo site The Information mostra que os compartilhamentos de uma forma geral no Facebook caíram 5,5% entre 2014 e 2015 no mundo todo. Já as atualizações pessoais, como pensamentos e o que os usuários estão fazendo, caíram 21% no período.

publicidade

No início de 2016, esse tipo de post registrou queda de 15%. A redução de compartilhamento de atualizações se deu principalmente entre os usuários com menos de 30 anos.

Para tentar reverter essa situação, o Facebook montou uma equipe em Londres para ajudar a desenvolver uma estratégia para impedir esse declínio. Os posts originais são as publicações mais importantes para a empresa, pois geram engajamento dos usuários.

Apesar disso, a queda nas mensagens originais não representa uma ameaça iminente, uma vez que o número de usuários continua crescendo e o Facebook tem encontrado outras maneiras de fazer as pessoas interagirem com o feed, caso dos vídeos virais e ajustes de algoritmos. Mas, caso os usuários não sintam necessidade de contribuir com seu próprio conteúdo, ao longo do tempo, as mensagens tendem a ficar menos atraente, fazendo as pessoas abandonarem a rede social.

Segundo o relatório, alguns fatores podem estar contribuindo para a redução nos posts originais. Um deles são os aplicativos de mensagens, que permitem que os usuários interajam entre si mais rapidamente. Além disso, o crescimento no número de amigos que as pessoas têm na rede social cria a sensação de um lugar menos íntimo e muitos usuários não se sentam a vontade de compartilhar informações pessoais.