Durante um painel da Build, conferência da Microsoft para desenvolvedores, a companhia mostrou slides dando a entender que o Edge viria com bloqueador nativo de publicidade. Mas a possibilidade foi descartada algumas horas depois de a informação ganhar corpo entre os sites de notícias.
Jacob Rossi, engenheiro que trabalha no time do Edge, esclareceu que o navegador não terá bloqueador nativo. “Vamos dar suporte a bloqueadores terceirizados como AdBlock e Adblock Plus”, informou ele.
We are not building a native ad blocker within MS Edge, but we will support third party ad blockers like AdBlock and AdBlock Plus
— Jacob Rossi (@jacobrossi) March 31, 2016
O rumor surgiu porque, numa parte do evento acompanhada pela ZDNet, um slide listava “build ad blocking features into the browser” entre as novidades que apareceriam em uma atualização futura do Edge. Em inglês, significa algo como “construir recursos de bloqueio de publicidade dentro do navegador”, o que causou a confusão.
A própria Microsoft enviou e-mail à ZDNet para esclarecer a história. O Opera continua sendo um dos poucos navegadores a contar com um sistema nativo que some com as propagandas (saiba mais).