Entenda a ‘chamada Wi-Fi’ da Vivo no iPhone: ela tem alguma utilidade?

Renato Santino23/03/2016 20h36, atualizada em 23/03/2016 20h50

20160323173955

Compartilhe esta matéria

Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Vivo trouxe ao Brasil o recurso “Wi-Fi Calling” para os usuários do iPhone com a versão 9.3 do iOS. Em bom português, isso significa que os usuários da operadora com aparelhos da Apple terão a opção de fazer suas chamadas telefônicas via Wi-Fi, em vez de usar a rede de telefonia como seria o comum.

Mas como isso funciona e, existe alguma vantagem prática?

Quando pensamos em chamadas telefônicas por Wi-Fi, é impossível não lembrar automaticamente do Skype, que consegue fazer ligações para números telefônicos convencionais a partir da internet, e outros serviços de VoIP (voz por IP) um pouco menos ambiciosos como é o caso do WhatsApp, Facebook Messenger e vários outros serviços, que só fazem ligações entre os usuários.

As chamadas via Wi-Fi da Vivo não são muito diferentes destes serviços. A diferença é que não se trata de um aplicativo à parte: o serviço fica embutido no discador do iPhone. Se o sinal de telefonia está muito ruim ao ponto de não ser possível fazer uma chamada de qualidade aceitável, mas a internet Wi-Fi está satisfatória, a ligação é feita por meio da internet.

Uma vantagem da chamada Wi-Fi em vez da convencional pela linha telefônica é que você pode telefonar de qualquer lugar do mundo para o seu DDD original. Se você é de São Paulo e está, por exemplo, na Austrália, pode ligar para sua família como se estivesse em São Paulo, sem gastar a mais com isso.

Mas há um problema na proposta da Vivo, em comparação com os serviços de VoIP do Facebook ou da Microsoft: ele é pago. Ao fazer a chamada por meio do Wi-Fi Calling, você está gastando o pacote de voz do seu plano com a operadora exatamente como se fosse uma ligação normal. Isso não acontece quando você liga para seus conhecidos por meio do Facebook Messenger ou WhatsApp para seus contatos, ou quando faz ligações de Skype para outro usuário do serviço. Estes serviços não cobram nada nem para chamadas internacionais, desde que a pessoa no outro lado da linha também seja uma usuária.

Assim, o novo recurso para usuários da Vivo no iPhone só tem estas utilidades reais: ligar para pessoas que não estão na sua lista de contatos de outros aplicativos ou que estejam sem internet no momento. Ou seja, exatamente como seria uma ligação convencional. Se você tem a outra pessoa como um contato do Facebook Messenger, no WhatsApp ou no Skype e ela estiver online, o recurso simplesmente não se justifica.

Renato Santino é editor(a) no Olhar Digital