O Slack é uma plataforma de troca de mensagens instantâneas. Mesmo com alguns usuários preferindo o seu rival, o Microsoft Teams, a empresa ganha muito espaço no mundo corporativo.
Para comprovar que sua plataforma está crescendo, o CEO do Slack, Stewart Butterfield, declarou na última quarta-feira (4) que a maioria de seus clientes principais utiliza o pacote Office 365 da Microsoft, mas que eles escolheram o Slack para o envio de mensagens de trabalho.
“Em geral, continuamos vendo uma enorme adoção entre os clientes do pacote Office”, disse Butterfield. “Eles escolhem o Slack apesar de ter uma alternativa”, complementa, se referindo ao Teams.
Indo contra o que o CEO do Slack disse, a empresa apresentou uma queda de 40% em suas ações desde o fechamento no primeiro dia de junho. Posteriormente caíram 8,4% em 19 de novembro, depois que a Microsoft publicou que o Teams tinha mais de 20 milhões de usuários ativos diários, ficando à frente dos 12 milhões de clientes relatados por seu concorrente em outubro.
Para contornar esta situação, o Slack tenta concentrar o mercado nas métricas de envolvimento da plataforma, observando que a Microsoft pode considerar diversas pessoas como usuários ativos, mesmo que eles não estejam usando o Teams, mas simplesmente abrindo-o ao utilizar outros aplicativos e serviços do Office 365.
Mesmo com esses problemas enfrentados, o Slack resiste bem às investidas de seu rival. A empresa registrou um crescimento de receita de 60% no último trimestre, chegando aos US$ 168 milhões. Esse número surpreendeu até mesmo analistas do setor, que estimavam um lucro US$ 10 milhões abaixo do arrecadado.
Butterfield disse que a razão de tantos usuários do Office 365 migrarem para o Slack acontece porque ele se integra perfeitamente aos serviços da Microsoft que eles usam, como o calendário e outras ferramentas de trabalho.
Via: Cnbc