Entre os anos 80 e 90, a IBM desenvolveu o Prodigy, um serviço online que permite que os usuários tenham acesso a uma ampla gama de serviços de rede, incluindo notícias, previsão do tempo, shopping, painéis de mensagens, jogos, enquetes, colunas de especialistas, banking, ações, viagens e uma variedade de outros recursos.
Por ser um precursor da internet moderna, muitas empresas passaram a utilizar serviços semelhantes. Mas, agora, a IBM está querendo cobrar taxas de licenciamento de patentes. A empresa entrou com uma ação judicial contra o Groupon alegando que quatro patentes foram quebradas.
De acordo com a empresa, os inventores da IBM que trabalham no Prodigy desenvolveram novos métodos para apresentação dos pedidos e anúncios, e as inovações tecnológicas incorporadas nessas patentes são fundamentais para a comunicação eficiente do conteúdo da internet.
O advogado da IBM informou que desde 2011 a companhia tenta diversas negociações com o Groupon, que se recusa a pagar a licença e continua usando a propriedade intelectual. No ano passado a empresa também processou a Priceline, o Kayak e o OpenTable.
Além dessas, outras gigantes da internet também já receberam ações judiciais da IBM. Em 2006, a Amazon foi processada e, em 2013, o Twitter precisou pagar US$ 36 milhões para resolver o litígio.
Via ArsTechnica
Colaboração para o Olhar Digital
Redação é colaborador(a) no Olhar Digital