Quando foi lançado, o Uber ofereceu novas vagas de emprego para aqueles que queriam ser motoristas e corridas mais baratas e confortáveis para os consumidores. Com o tempo, donos de outras empresas viram no serviço uma forma de lucrar também.
Esse é o caso do norte-americano Ernesto DePiano, que tem uma concessionária da Kia em Connecticut. Ele começou a oferecer descontos para motoristas do Uber e viu interessados atravessarem o país para comprar carros em sua loja. A promoção de DePiano oferece até US$ 500 de descontos em carros novos e usados para aqueles que trabalham na plataforma.
A ideia fez tanto sucesso que outras concessionárias começaram a seguir o exemplo. O próprio Uber fez parcerias com as principais marcas do mercado dos Estados Unidos para oferecer preços mais em conta para os motoristas. É possível conseguir uma redução no preço de US$ 8 mil na compra de um Nissan Leaf ano 2015 ou 2016, conforme a tabela disponibilizada pelo Uber.
A empresa de San Francisco informou que o benefício tem ajudado mais pessoas a se qualificarem como motoristas da plataforma. É o caso de Renee Dearman, de Atlanta, que começou a dirigir depois que conseguiu um 2016 Toyota Corolla com um desconto de US $ 750 por meio do programa do Uber, substituindo um modelo de 1996 que não era aceito pela empresa.
As montadoras também já notaram a vantagem dos descontos. Em seu relatório mensal, a Ford relatou um aumento de 13% nas vendas de seus veículos leves no país. A Toyota espera registrar uma alta de 8,8%, sendo que seus carros Prius, Camry e Corolla estão entre os mais populares no programa de incentivo do Uber.
Via Bloomberg