De acordo com uma reportagem do Slash Gear, evidências sugerem que o WhatsApp está se aproximando de uma era na qual anúncios e serviços com empresas se tornarão realidade. A maioria dos usuários do aplicativo aproveita os serviços oferecidos por ele mas não pagam qualquer tipo de taxa, e tudo indica que a maneira como empresas o usam para divulgar anúncios no bate-papo irá mudar.

Em agosto de 2018, os primeiros sinais de custos do WhatsApp para as empresas que usam o serviço se tornaram públicos. Os números foram relacionados principalmente ao aplicativo WhatsApp Business, uma plataforma separada e destinada apenas para empresas.  

No entanto, as empresas viram uma oportunidade de expandir sua forma de anúncios de forma rápida e sem custo. Algumas acabaram indo além do aplicativo WhatsApp Business, e estão exibindo anúncios por meio de mensagens – esse recurso foi lançado com a Netflix especificamente no início de 2018.

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Um indício então de que os anúncios poderiam passar a gerar receita para empresa foi quando o chefe do WhatsApp, Chris Daniels, “decidiu deixar a empresa” depois que os fundadores Brian Acton e Jan Koum haviam feito o mesmo. Nenhuma razão foi dada pelo Facebook para a saída deles, mas em uma entrevista à Forbes, Acton sugeriu que foi pressionado por Zuckerberg para “monetizar o WhatsApp” e que “recuou” quando eles “prepararam o terreno para mostrar anúncios direcionados e facilitar o envio de mensagens comerciais”.

O WhatsApp relatou em janeiro de 2019 que tinha 1,5 bilhão de usuários por mês e cerca de 300 milhões de usuários ativos todos os dias, o que parece ser um bom mercado para divulgar novos produtos. No entanto, a questão ainda pode passar por impasses, uma vez que, após os recentes problemas de vazamentos do Facebook, Mark Zuckerberg falou sobre criptografia entre serviços e privacidade do usuário. 

Via: SlashGear