Considerando a situação atual do Brasil e o crescimento da área tecnológica em todo o mundo, pode ser interessante saber que o Canadá está entre os três países que mais contrata estrangeiros qualificados para trabalhar na área de TI (Tecnologia de Informação e Comunicação).

Segundo dados da ICTC (Information & Communications Technology Council), o país está competindo com o Reino Unido e Estados Unidos. As principais oportunidades de emprego são em gerenciamento de projetos, desenvolvimento de software, segurança da informação, análise e desenvolvimento de dados – JavaScript, HTML, Linux, Java, Python, entre outros.  

Em qualquer setor é necessário inglês fluente e qualificação profissional de acordo com os requisitos do mercado canadense. Muitas vezes, o imigrante necessita de uma especialização no próprio país para conseguir entrar no mercado de trabalho.

A região se estabeleceu como líder em especialidades tecnológicas emergentes, como inteligência artificial, serviços em nuvem, entre outros, de acordo com a agência de recursos humanos, Randstad.

Toronto é considerado o Vale do Silício do Canadá. A metrópole abriga o Google e chega a oferecer mais oportunidades de empregos que Bay Area e Vancouver. A média anual dos salários é de US$81.750/ano, mas pode exceder os US$100mil/ano.

Apesar das oportunidades, o país enfrenta dificuldades para preencher as vagas. “Esta área necessita de jovens mais dinâmicos, antenados e capacitados. Ao mesmo tempo que enxergamos como problema, é uma oportunidade para quem realmente quer desenvolver a carreira em outro país” explica Rosa Maria Troes, do Canadá Intercâmbio, empresa de intercâmbio e imigração de brasileiros para o país.