De acordo com dados divulgados hoje pela Entertainment Software Association (ESA, associação de software de entretenimento dos EUA), a indústria de jogos do país teve uma receita total de US$ 23,5 bilhões ao longo do ano passado. A Associação também é responsável por organizar a E3, maior exposição anual da indústria.

O valor inclui a venda de consoles, jogos para consoles e PCs, jogos para smartphone, ítens comprados dentro de jogos e outros produtos digitais. Ele representa um aumento de cerca de 5% com relação à receita total da indústria em 2014, que foi de US$ 22,4 bilhões.

Além disso, segundo a ESA, as vendas de conteúdo de software – que incluem mídias físicas, downloads digitais, jogos para smartphone, assinaturas e conteúdo baixável pago – gerou US$ 16,5 bilhões de receita. Trata-se de um aumento de 7% com relação a 2014, quando esse setor gerou US$ 15,4 bilhões.

De acordo com o VentureBeat, o resultado é um importante indicador da economia do país: ele sinaliza que empreendedores e investidores que o setor de games pode render muito dinheiro. Para 2016, o sucesso da indústria deve depender do desempenho dos dispositivos de realidade virtual, nos quais empresas como Sony, Valve e Facebook estão investindo pesadamente.