No jogo de xadrez dos serviços de streaming, um tabuleiro chama a atenção. Aqui no Brasil, nós estamos acostumados com a predominância das empresas norte-americanas, como Netflix, Amazon Prime e, em breve Disney. Mas, na Índia o jogo é outro. Por lá, quem domina o setor é uma empresa chamada Hotstar. Para se ter uma ideia do poder da empresa, ela sozinha tem mais tráfego que toda a internet brasileira: são mais de 300 milhões de visitantes a cada mês. É verdade que, desse total, apenas 3 milhões pagam por uma assinatura – a maior parte acessa uma versão gratuita do serviço, em que são exibidas propagandas. A Hotstar é uma empresa nova: tem apenas 4 anos de existência, e surgiu com a proposta de distribuir jogos de cricket – o esporte mais popular da Índia – e produções de Bollywood. A iniciativa fez tanto sucesso que a Disney acabou comprando o aplicativo. E, no jogo de forças que se aproxima entre Netflix, Amazon e Disney, a empresa do Mickey, sem dúvidas, tem um trunfo gigantesco nas mãos.
Redação é colaborador(a) no Olhar Digital